quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Drenagem Linfática Manual


A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma mais eficiente, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e,posteriormente, foi aprimorada tornando-se popular.
A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas,resíduos e toxinas. A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imune, combate a celulite, a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo. Os movimentos realizados são leves, proporcionando um relaxamento corporal e mental do paciente. . Atualmente, a drenagem linfática é muito utilizada após cirurgias plásticas, contribuindo para um retorno mais rápido da sensibilidade das áreas operadas.
Para ter acesso aos benefícios proporcionados por esse procedimento é imprescindível que o profissional contratado tenha conhecimentos técnicos, anatômicos e patológicos adequados. Lembre-se que existem contra-indicações para a aplicação da drenagem linfática, como por exemplo, tromboses, inflamações de veias, erisipela, câncer em atividade, insuficiência cardíaca e renal, hipertireoidismo ,asma grave, entre outros.

Nenhum comentário: