quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Tratamento de Estrias



As estrias não escolhem classe social, idade, cor da pele, muito menos quando vão aparecer. Qualquer um pode ser vítima deste tão desagradável problema.
Por conta das mudanças de hábitos, até os homens modernos estão sofrendo com as estrias, que aparecem em diferentes situações, como crescimento, alterações de peso e excesso de musculação.




A ruptura das fibras forma lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdomem (gravidez), mamas e dorso do tronco (homens). Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada, com pele de aspecto deprimido. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa

Como evitar seu surgimento?

A formação das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.
De qualquer forma, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente. Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.

O Tratamento

Decorrentes de alterações ocorridas nas fibras elásticas e colágenas da pele, as estrias são consideradas lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas:

Peeling químico: É realizado através da ação de ácidos, promovendo uma renovação celular de uma forma mais acelerada e intensa,levando a um melhor resultado quando associado a outras técnicas.


Dermoabrasão: o lixamento das estrias provoca reação semelhante à dos peelings, havendo formação de colágeno mas com a vantagem de regularizar a superfície da pele, que ganha mais uniformidade, ficando mais semelhante à pele ao redor.




Galvanopuntura: É realizada através da corrente galvânica que é transmitida a uma agulha com o objetivo de atenuar as estrias levando a uma redução em sua largura e profundidade.









Carboxiterapia: A aplicação do anidro carbonico na região das estrias promove uma distenção da pele, estimulando os Fibroblastos (células que produzem colágeno e elastina). Isto promove uma melhora da elasticidade da pele assim como da sua uniformidade.





É importante ressaltar que os tratamentos devem ser associados para se obter um resultado mais rápido e satisfatório.Durante o tratamento deve-se evitar a exposição ao sol, caso contrário, podem ocorrer manchas na pele.

Nenhum comentário: